Apresentação

Os debates em torno dos múltiplos temas que envolvem a área de educação vêm sendo marcados por um novo fôlego teórico-prático e pela atração de novos campos sócio-acadêmicos de estudo e intervenção pedagógica.

As dimensões contemporâneas do fazer universitário exigem, pela via da integração ensino - pesquisa - extensão, a configuração de grupos de pesquisas, interessados em apreender a história em seu movimento e compreender as relações de produção na sociedade. A edificação de espaços públicos de estudo e pesquisa deve considerar o compromisso com uma educação socialmente referenciada, com a proficiência dos estudantes e com a produção crítica e inovadora de conhecimentos.

Buscando sistematizar experiências e discutir projetos no campo da mídia/memória/história; educação/cultura corporal e lazer/ludicidade e visando, pela lente da educação, dialogar com outras universidades interessadas nesse conjunto temático, é que propomos na ambiência da Universidade Federal da Bahia a criação do Grupo Mel - Mídia/memória, educação e lazer.

Participam do grupo professores e estudantes pesquisadores da UFBA e pesquisadores associados. Constituem fóruns qualificados do grupo: a reunião da coordenação geral do grupo; a reunião acadêmica ampliada e os grupos de estudos temáticos.

São objetivos do Grupo Mel:

- Estudar e pesquisar questões referentes à mídia e cultura corporal, história e memória, lazer e ludicidade, ampliando nossos referenciais teóricos e qualificando nosso campo de dialogo empírico junto às comunidades;

- Trocar experiências de estudos e pesquisas e firmar convênios de cooperação técnico-cientifica com outros grupos e universidades nacionais e estrangeiros;

- Propor políticas públicas de educação, cultura, juventude, esporte e lazer;

- Contribuir na iniciação a pesquisa bem como no estimulo a produção de conhecimento (artigos científicos, pôsteres e etc.);

- Socializar através de periódicos impressos e da sua página na internet sua produção cientifica e cultural;

- Participar do programa de pós-graduação em educação da UFBA;

- Realizar e participar de eventos científicos e culturais (cursos, seminários, palestras, apresentação de filmes, oficinas pedagógicas...) visando discutir e socializar os estudos e pesquisas de interesse do grupo.

Participe dessa Colméia!!!